Discussões das Turmas Anteriores sobre o conteúdo de Fis. IV

Página 8 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Ir em baixo

Re: Discussões das Turmas Anteriores sobre o conteúdo de Fis. IV

Mensagem por Felipe.D'Ippolito em Ter 21 Jun 2016, 12:20

William Costa escreveu:Letra B) quantas colisões no espalhamento compton são necessárias para duplicar o comprimento de onda de um foton com comprimento de onda inicial de 243pm. Considere apenas colisões em que a energia recebida pelo elétron seja a máxima possível.

Pessoal, nesse caso eu não sei como calcular a quantidade de colisões.. eu acredito que seja por aquela formula ((   DeltaLambida = h/(mc)  . (1-cosFi)   ))

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado

Alguém conseguiu fazer essa questão? Também fiquei em dúvida...

Felipe.D'Ippolito

Ver perfil do usuário

Mensagem por Jesse.augusto em Ter 21 Jun 2016, 13:26

Oara duplicar o comprimento de onda devemos ter um deltalambida=DL=243pm. Se o elétron recebe a maior energia possível, significa que, na equação DL=h/cm (1-cost), t é pi, cost=-1, o que seria o fóton sendo refletido ao se chocar com o elétron. Uma maior variação do comprimento de onda implica uma maior perda de energia do fóton, certo? Então, temos DL=243pm=n*(h/cm)*(2), onde n é o número de choques necessários para que o comp. De onda varie o que queremos. Creio que seja isso.

Jesse.augusto

Ver perfil do usuário

Mensagem por Leidiane.Araujo em Ter 21 Jun 2016, 16:44

Pessoal,
Na questão 12 da lista 6, eu entendi que a energia inicial + energia de excitação = energia final, porém, na resposta o professor colocou -13,6 como inicial mas como eu posso garantir que é no n=1? e depois pro delta ao invés desse -13,6 usou -0,85 do enunciado. Entendi nadica.
Se alguém puder me ajudar...

Leidiane.Araujo

Ver perfil do usuário

Mensagem por luciano.rodrigues em Ter 21 Jun 2016, 18:14

Leidiane.Araujo escreveu:Pessoal,
Na questão 12 da lista 6, eu entendi que a energia inicial + energia de excitação = energia final, porém, na resposta o professor colocou -13,6 como inicial mas como  eu posso garantir que é no n=1? e depois pro delta ao invés desse -13,6 usou -0,85 do enunciado. Entendi nadica.
Se alguém puder me ajudar...
O enunciado diz que a energia de excitação é a diferença entre a energia do estado e a energia do estado fundamental (n = 1), daí Eex = Efinal - E1, daí vc tem Ef = E1 + Eex = -13,6 + 10,2 = -3,6 eV que é o estado para o qual ele sofreu transição.. e a energia que ele estava antes era -0,85 eV, então:
ΔE = -0,85 -(-3,4) = 2,55 eV

luciano.rodrigues

Ver perfil do usuário

Mensagem por thiagoamacristo em Dom 26 Jun 2016, 00:15

Galera, tendo em vista que farei a pr/p1, estou estudando essa materia, mas estou com duvida com essa questao.

Física IV – Young & Freedman – Capítulo 36

Um feixe de laser de comprimento de onda λ= 632,8nm incide perpendicularmente sobre a face refletora de um CD.
As trilhas formdas por pequenas reentrâncias que codificam a informação no CD estao dispostas a uma distancia constante de 1,60 µm.
Quais sao os angulos de reflexao(medidos a partir da normal) em que a intensidade da luz torna-se máxima?

thiagoamacristo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Renato Domingues em Dom 26 Jun 2016, 08:36

thiagoamacristo escreveu:Galera, tendo em vista que farei a pr/p1, estou estudando essa materia, mas estou com duvida com essa questao.

Física IV – Young & Freedman – Capítulo 36

Um feixe de laser de comprimento de onda λ= 632,8nm incide perpendicularmente sobre a face refletora de um CD.
As trilhas formdas por pequenas reentrâncias que codificam a informação no CD estao dispostas a uma distancia constante de 1,60 µm.
Quais sao os angulos de reflexao(medidos a partir da normal) em que a intensidade da luz torna-se máxima?

As reentrâncias são como as fendas, as ângulos são os mesmos dos respectivo máximo, e como é um feixe de laser, então deve ser luz monocromática, logo só haverá um máximo primário, pois é só para esta cor.

Renato Domingues

Ver perfil do usuário

Mensagem por thiagoamacristo em Dom 26 Jun 2016, 12:04

O grande enigma do eletron analisando pela otica da mecanica quantica:

thiagoamacristo

Ver perfil do usuário

Questão do ITA 2014 sobre o Princípio da Incerteza de Heisenberg

Mensagem por rodrigo.penna em Seg 27 Jun 2016, 14:51

Achei uma questão interessante do ITA 2014 sobre o princípio da incerteza de Heisenberg, questão 27, dêem só uma olhada:

http://www.elitecampinas.com.br/gabaritos/ita/2014/Elite_Resolve_ITA-2014-F%C3%ADsica.pdf

rodrigo.penna

Ver perfil do usuário

Mensagem por luizfelipe.coelho em Dom 25 Set 2016, 14:42

Olá,
25.09.2016 / 14:42:09

Estou com dúvida na questão 3, a intensidade média nesse caso seria o vetor de Poynting médio (Sméd) ou seria alguma outra coisa? Obrigado.

Luiz Felipe Coelho

luizfelipe.coelho

Ver perfil do usuário

Mensagem por luizfelipe.coelho em Dom 25 Set 2016, 16:14

Olá,

Tenho outra dúvida, dessa vez referente a letra c da questão 4. Não entendi muito bem como vejo o sentido da velocidade da onda a partir do termo que está na função seno (ou cosseno), se kx e ωt têm sinais opostos a velocidade SEMPRE estará positiva com relação ao eixo x?

Atenciosamente,
Luiz Felipe Coelho

luizfelipe.coelho

Ver perfil do usuário

Resposta à dúvida da questão 3 do Felipe

Mensagem por Victor Hochleitner Neves em Qua 28 Set 2016, 00:15

Não, eu acho que o vetor de Poynting é outra coisa. Nessa questão deve ser parar usar a fórmula direto. I=EB/"mi0"

Victor Hochleitner Neves

Victor Hochleitner Neves

Ver perfil do usuário

Mensagem por Victor Hochleitner Neves em Qua 28 Set 2016, 00:38

luizfelipe.coelho escreveu:Olá,

Tenho outra dúvida, dessa vez referente a letra c da questão 4. Não entendi muito bem como vejo o sentido da velocidade da onda a partir do termo que está na função seno (ou cosseno), se kx e ωt têm sinais opostos a velocidade SEMPRE estará positiva com relação ao eixo x?

Atenciosamente,
Luiz Felipe Coelho

Quando kx e wt têm sinais opostos, ex:
sen(wt-kx) é funcao de sen(kx-wt) só precisamos mudar o sinal da funcao ou seja,
sen(wt-kx) = -sen(kx-wt), que indica que ela se desloca no eixo x no sentido positivo porém com polaridade invertida

Respondendo a letra c questao 4
Para que a onda tenha propagacao em x no sentido positivo, quando o campo elétrico esta no sentido positivo do eixo z.
Com a fórmula C=ExB (vetorial) temos que (+x)=(+z)xB obtemos entao que B está com a componente (-y)

Victor Hochleitner Neves

Victor Hochleitner Neves

Ver perfil do usuário

Questão 3

Mensagem por luizfelipe.coelho em Qua 28 Set 2016, 08:01

Victor Hochleitner Neves escreveu:Não, eu acho que o vetor de Poynting é outra coisa. Nessa questão deve ser parar usar a fórmula direto. I=EB/"mi0"

Victor Hochleitner Neves

Então Victor, esse é o módulo do vetor de Poynting "S=(1/μ_0) EB", e a intensidade é dada pelo S_méd (S médio) que seria o S calculado com o E ou o B médio (ou RMS), usando aquela igualdade "E=cB". Então temos I=(1/(cμ_0)) E_RMS^2 ou I=(c/(µ_o)) B_RMS^2.

Luiz Felipe Coelho

luizfelipe.coelho

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 8 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Permissão deste fórum: