Listas de Exercícios

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Listas de Exercícios

Mensagem por Douglas do Rosário Silva em Sab 07 Out 2017, 12:00

Andreia Gontijo escreveu:
Douglas do Rosário Silva escreveu:
Mariana Garcia escreveu:
Andreia Gontijo escreveu:Olá, professor! Na questão 2.a da lista 2 , quando o senhor resolveu em aula, deixou o resultado em função de rad, mas o exercício pediu em função do comprimento de onda, tentei fazer em casa mas n consegui, poderia me ajudar? segue a questão: 2. Duas ondas luminosas no ar, de comprimento de onda 600 nm. Estão inicialmente em fase. As ondas passam por camadas de plástico, com L1 = 4 µm, L2 = 3,5 µm, n1 = 1,40 e n2 = 1,60. (a) Qual será a diferença de fase, em comprimentos de onda, quando as ondas saírem dos dois blocos? (b) Se as ondas forem superpostas numa tela, que tipo de interferência será observada?

Boa noite! Fui tentar olhar minhas resoluções e responder a Andreia e fiquei com a mesma dúvida. Só podemos deixar a resposta da A como 1,7PI? Como representar em comprimentos de onda?

Oi meninas, não sei se vai ajudar mais segue minha resolução
∆N=  (L2.n2)/λ  + (L1 - L2)/λ - (L1.n1)/λ=L2/λ . (n2-1) - L1/λ (n1-1)=(3,5 .0,6-4 .0,4)/0,6  

∆N= 0,833  ou   ∆φ=2π .0,833≅1,7 π

Oi, mariana! Consegui fazer por um ex. no Halliday.. segue: N é uma unidade de comprimento de onda, então ∆N é a diferença de fase entre elas em escala de comprimento de onda, então pra deixar a resposta em função de comprimento de onda, basta colocar o resultado encontrado no cálculo de ∆N. Lembrando que 1N equivale á 2Pi, então através dessa relação é possível fazer a conversão também para rad ou para grau, de acordo com que o exercício pede, espero ter ajudado! Smile  

Andreia não sei se foi isso que vc quiz dizer, eu achei um pouco confuso o ∆N é a diferença do número de ondas entre os feixes e o ∆φ diferença de fase entre eles

Douglas do Rosário Silva

Ver perfil do usuário

Mensagem por Andreia Gontijo em Sab 07 Out 2017, 14:14

Andreia Gontijo escreveu:
Mariana Garcia escreveu:
Andreia Gontijo escreveu:Olá, professor! Na questão 2.a da lista 2 , quando o senhor resolveu em aula, deixou o resultado em função de rad, mas o exercício pediu em função do comprimento de onda, tentei fazer em casa mas n consegui, poderia me ajudar? segue a questão: 2. Duas ondas luminosas no ar, de comprimento de onda 600 nm. Estão inicialmente em fase. As ondas passam por camadas de plástico, com L1 = 4 µm, L2 = 3,5 µm, n1 = 1,40 e n2 = 1,60. (a) Qual será a diferença de fase, em comprimentos de onda, quando as ondas saírem dos dois blocos? (b) Se as ondas forem superpostas numa tela, que tipo de interferência será observada?

Boa noite! Fui tentar olhar minhas resoluções e responder a Andreia e fiquei com a mesma dúvida. Só podemos deixar a resposta da A como 1,7PI? Como representar em comprimentos de onda?

Oi meninas, não sei se vai ajudar mais segue minha resolução
∆N=  (L2.n2)/λ  + (L1 - L2)/λ - (L1.n1)/λ=L2/λ . (n2-1) - L1/λ (n1-1)=(3,5 .0,6-4 .0,4)/0,6  

∆N= 0,833  ou   ∆φ=2π .0,833≅1,7 π

Oi, mariana! Consegui fazer por um ex. no Halliday.. segue: N é uma unidade de comprimento de onda, então ∆N é a diferença de fase entre elas em escala de comprimento de onda, então pra deixar a resposta em função de comprimento de onda, basta colocar o resultado encontrado no cálculo de ∆N. Lembrando que 1N equivale á 2Pi, então através dessa relação é possível fazer a conversão também para rad ou para grau, de acordo com que o exercício pede, espero ter ajudado! Smile  

Andreia não sei se foi isso que vc quiz dizer, eu achei um pouco confuso o ∆N é a diferença do número de ondas entre os feixes  e o ∆φ diferença de fase entre eles

Oi Douglas, os dois são diferença de fase entre as ondas, mas um é expresso em comprimento de onda e o outro em rad, ou pode ser expresso em grau também..

Andreia Gontijo

Ver perfil do usuário

Dúvida

Mensagem por Andreia Gontijo em Sab 07 Out 2017, 16:15

Alguém pode me explicar a 12b da terceira lista?

Andreia Gontijo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Andreia Gontijo em Sab 07 Out 2017, 19:45

Quando uma das fendas de um sistema de dupla fenda é coberta com uma placa fina de mica
(n=1,58), o ponto central de uma tela de observação passa a ser ocupado pela 7ª franja clara
(m=7) da antiga figura de interferência. Se λ = 550 nm, qual a espessura da placa de mica?

Alguém pode me ajudar a entender porque eu faço tn/λ - t/λ =7?? Não vi sentido nisso

Andreia Gontijo

Ver perfil do usuário

Duvida questão 1 lista 2

Mensagem por nathane.antunes@gmail.com em Dom 08 Out 2017, 15:18

Professor, boa tarde. Por que o senhor utilizou o delta N como 0,9 e não como 5,65 (Valor dado na questão)?

nathane.antunes@gmail.com

Ver perfil do usuário

Mensagem por Andreia Gontijo em Dom 08 Out 2017, 16:10

Alguém poderia me confirmar se no experimento de Young a intensidade sempre será: I=4 I° (cos B)² , pois trata-se de duas fendas , logo duas ondas. to com dúvida nisso

Andreia Gontijo

Ver perfil do usuário

Resposta

Mensagem por Murillo Melo Rodrigues em Dom 08 Out 2017, 16:35

Andreia Gontijo escreveu:Olá, alguém poderia me explicar a questão 4 da lista 1, letra b e c? Não entendi a direção de B.

Andréia, através da função cosseno do campo elétrico, você verifica que ele oscila no eixo z, logo, analizando a função e vendo o sinal de - verifica-se que a onda se propaga no sentido positivo,assim, com adotando a regra da mão direita e verificando se o seu eixo das coordenadas está bem disposto em x,y e z, você encontra que o campo magnético oscila na direção y !!!

Murillo Melo Rodrigues

Ver perfil do usuário

Resposta

Mensagem por Murillo Melo Rodrigues em Dom 08 Out 2017, 16:37

Andreia Gontijo escreveu:Alguém poderia me confirmar se no experimento de Young a intensidade sempre será: I=4 I° (cos B)² , pois trata-se de duas fendas , logo duas ondas. to com dúvida nisso

Encontramos essa fórmula, após analisar o somatório dos campos elétricos da luz que passa por cada fenda, logo essa fórmula da intensidade, é consequencia do campo elétrico!!

Murillo Melo Rodrigues

Ver perfil do usuário

Resposta

Mensagem por Murillo Melo Rodrigues em Dom 08 Out 2017, 16:40

Andreia Gontijo escreveu:Quando uma das fendas de um sistema de dupla fenda é coberta com uma placa fina de mica
(n=1,58), o ponto central de uma tela de observação passa a ser ocupado pela 7ª franja clara
(m=7) da antiga figura de interferência. Se λ = 550 nm, qual a espessura da placa de mica?

Alguém pode me ajudar a entender porque eu faço tn/λ - t/λ =7?? Não vi sentido nisso

Como esse ponto passa a ser a 7 franja clara, significa que existem 7 comprimentos de onda que diferem as duas ondas, logo, na largura em que foi colocado a mica ocorreram esses 7 comprimentos de onda, pois, depois elas andam a mesma distnância para chegar a até a placa. Com isso, essa fórmula é válida!!

Murillo Melo Rodrigues

Ver perfil do usuário

Mensagem por Murillo Melo Rodrigues em Sab 18 Nov 2017, 17:52

Na questão 9 da lista 6, não devemos considerar energia de repouso do elétron???

Murillo Melo Rodrigues

Ver perfil do usuário

Formulário

Mensagem por Andreia Gontijo em Sab 25 Nov 2017, 10:59

Bom dia, galera!!

No formulário que o professor coloca na prova (P2), e mesmo na resolução de um exercício ( exercício 5 da lista 5), ele utilizou uma eq. da transf. de Lorentz a seguir; Delta Δx'=y(Δx-uΔt), entretanto, no livro essa mesma eq. está com um pequeno detalhe de diferença: Δx'=y(Δx'-uΔt), alguém pode me esclarecer essa dúvida? Esse detalhe está me confundindo..

Andreia Gontijo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Douglas do Rosário Silva em Dom 26 Nov 2017, 10:31

Experimento sobre o Efeito fotoelétrico bem interessante

https://www.youtube.com/watch?v=VVka6Mp5vyA

Douglas do Rosário Silva

Ver perfil do usuário

Mensagem por Douglas do Rosário Silva em Dom 26 Nov 2017, 10:33

Para quem ainda ta com um pouco de dificuldade na matéria, aqui tem umas aulas bem interessantes

https://www.youtube.com/playlist?list=PLLDrsU5fwgBavqdOdj9SYx9MPg7F_iCJ5

Douglas do Rosário Silva

Ver perfil do usuário

Material Extra para estudar

Mensagem por Mariana Garcia em Dom 26 Nov 2017, 12:12

Quem quiser material extra para estudar, o site Responde Aí tem o conteúdo de física IV completo com vídeo aula, exercícios feitos e explicação em texto também.
https://www.respondeai.com.br
É pago, mas dá pra ganhar 1 semana grátis:
https://www.respondeai.com.br/invite/Dn03d4yl

Mariana Garcia

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mariana Garcia em Dom 26 Nov 2017, 12:17

Andreia Gontijo escreveu:Bom dia, galera!!

No formulário que o professor coloca na prova (P2), e mesmo na resolução de um exercício ( exercício 5 da lista 5), ele utilizou uma eq. da transf. de Lorentz a seguir; Delta Δx'=y(Δx-uΔt), entretanto, no livro essa mesma eq. está com um pequeno detalhe de diferença: Δx'=y(Δx'-uΔt), alguém pode me esclarecer essa dúvida? Esse detalhe está me confundindo..

Andreia, pelo que estava estudando acredito que Δx'=y(Δx-uΔt) faça mais sentido e foi a que tenho no caderno e que vi quando estava estudando com outros materiais.
Essa segunda que vc colocou "Δx'=y(Δx'-uΔt)" é estranha, porque como vai ter Δx' em ambos os lados da equação?

Mariana Garcia

Ver perfil do usuário

Mensagem por Douglas do Rosário Silva em Dom 26 Nov 2017, 14:01

Alguém sabe de onde surgiu o 2 que ta multiplicando o h= constate de Planck no exercício 6 da lista 6 ?

Douglas do Rosário Silva

Ver perfil do usuário

Mensagem por Andreia Gontijo em Dom 26 Nov 2017, 14:19

Oi Douglas, o deslocamento será máximo quando o angulo de espalhamento do fóton for 180 graus, e temos que cos de 180=-1, jogando na fórmula, fica:(h*(1-(-1))/mc ) entendeu?
Douglas do Rosário Silva escreveu:Alguém sabe de onde surgiu o 2 que ta multiplicando o h= constate de Planck no exercício 6 da lista 6 ?

Andreia Gontijo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Douglas do Rosário Silva em Dom 26 Nov 2017, 19:49

Andreia Gontijo escreveu:Oi Douglas, o deslocamento será máximo quando o angulo de espalhamento do fóton for 180 graus, e temos que cos de 180=-1, jogando na fórmula, fica:(h*(1-(-1))/mc ) entendeu?
Douglas do Rosário Silva escreveu:Alguém sabe de onde surgiu o 2 que ta multiplicando o h= constate de Planck no exercício 6 da lista 6 ?
Entendi, obrigado

Douglas do Rosário Silva

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: